Frutas da Estação em Janeiro

É sempre uma boa pedida comprar frutas da estação, pois elas não entram em amadurecimento de modo químico, se é que podemos dizer, por estarem em sua “época” de colheita levam menos agrotóxicos, e ainda são mais baratas, e podemos apreciar bastante algumas nesse mês de janeiro.

Frutas da Estação para Aproveitar

Sendo assim escolhi algumas frutas da estação que podemos aproveitar bastante neste mês:

Frutas da Estação - AbacaxiAbacaxi

Além do efeito diurético que ajuda no emagrecimento, e da vitamina C e propriedades antioxidantes em grande parte do alimento, o abacaxi também tem propriedades que favorecem a regulagem do intestino e a circulação sanguínea, por conta da alta quantidade de fibras e da bromelina, que ajuda na dissolução de coágulos.

Frutas da Estação - CarambolaCarambola

Essa é uma ótima opção para incluir em dietas pelo seu baixo número de calorias, outro benefício é a alta concentração de vitamina C, além disso a carambola possui propriedades antioxidantes, e ajuda bastante com problemas de retenção de líquido, por ser rica em água e no potássio, porém deve ser consumida moderadamente, pois conta com grande quantidade de ácido oxálico, que por sua vez pode causar problemas renais.

Frutas da Estação - Coco VerdeCoco Verde

Diurético e isotônico natural, nada melhor que uma água de coco verde para curar a ressaca, além dessas propriedades, ainda conta com potássio, vitaminas A, B e E, e uma alta concentração de ferro, essencial para o combate a anemia, e super indicado para repor as energias e hidratar o corpo, principalmente no verão, época que traz temperaturas mais elevadas e que deixa o clima mais seco em algumas regiões do Brasil.

Frutas da Estação - FigoFigo

Uma fruta que ajuda principalmente nos tratos com a pele, além disso ajuda na prevenção do câncer, rica em antioxidantes, vitaminas B e C, o figo ainda é possui fibras, em especial a pectina que ajuda na redução do colesterol, o que por sua vez combate o surgimento de doenças do coração.

 

Frutas da Estação - MaracujáMaracujá

Rico em vitamina A e antioxidantes, a fruta ajuda na proteção contra radicais livres, um dos principais responsáveis no surgimento de células cancerígenas, além disso o alto teor de ferro e vitamina C traz benefícios a produção de sangue, e ainda conta com fibras que ajudam na digestão.

Vale lembra que o mês de janeiro tem outras deliciosas frutas da estação, Cupuaçu, Graviola, Jaca, Laranja, Limão, Mamão, Manga, Melancia, Melão, Pêssego, Pitanga e Uva.

Veja mais:
Benefícios do Tomate

Fontes: umcomo.com.br ; saudedica.com.br; akatu.org.br